top of page
Foto do escritorHeloize Pismel

5 dicas para fazer uma boa terapia online


A cada dia que passa, fazer terapia online se torna o novo normal.

Bastante requerida por quem busca a psicoterapia, a modalidade online proporciona enormes facilidades e possibilidades.

Porém, não é por ser mais fácil que pode ser feito de qualquer jeito.

É necessário cuidar de algumas questões para que você possa aproveitar da melhor maneira possível essa facilidade e também atingir resultados profundos na psicoterapia.

O que é preciso ter mente, então, quando você for fazer a sua terapia online?

1. Segurança

Para que a gente consiga falar sobre nossos problemas, expor nossos sentimentos e emoções, necessitamos nos sentir seguros. Só conseguimos atingir uma profundidade terapêutica se a nossa parte vulnerável aparecer.

Ambientes públicos ou com pouca privacidade não são os lugares ideiais para isso.

Já fiquei sabendo de pessoas que fizeram uma sessão de terapia dentro do banheiro da escola. Obviamente, não deu certo. Tempo perdido do paciente e do psicólogo.


2. Privacidade

Sabe aquela sensação de que alguém pode estar escutando atrás da porta? Ela não é legal para o seu momento psicoterapêutico.

É importante cuidar da sua privacidade, porque, na terapia, você vai querer falar coisas importantes que você não quer que o outro escute.

Estar sozinha em casa ou isolar o acesso ao cômodo onde você esteja (fechando a porta do corredor, por exemplo), manter a janela e porta fechadas, usar fone de ouvido, são recursos que podem ser utilizados para assegurar a sua privacidade.


3. Interrupções

Por mais rápida que seja, as interrupções atrapalham o andamento das ideias e fazem as emoções se recolherem.

Várias vezes pacientes meus precisaram parar de falar e não conseguiram dar continuidade ao que estavam dizendo e sentindo, porque foram interrompidos.

Para que isso não aconteça com você, deixe avisado às pessoas do ambiente que você estará em terapia e que não pode ser interrompida. E tranque a porta.

Afinal, é um curto tempo que você tem para cuidar de você e os outros podem, sim, esperar.


4. Barulho externo

Se houver muito barulho externo, os fones de ouvido ajudam bastante a abafar tudo isso, para que você consiga se concentrar na sua terapia online.

A atenção imediatamente se volta para os barulhos que estão sendo feitos, isso é instinto protetivo. O problema é que, durante a sua terapia, sua atenção precisa estar voltada para você.

Por isso, o silêncio do lado de fora ajuda bastante a manter um ambiente adequado para a terapia.


5. Internet e aparelho eletrônico

Bem ruim quando a internet trava, bem naquele momento em que estamos dizendo algo importante, não é mesmo?!

Na maioria das vezes, não tem o que ser feito. Mas é importante dizer que uma internet de qualidade, só vai ajudar na conexão entre você e seu terapeuta.

Além disso, a escolha do apareleho eletrônico que você vai usar também é importante.

Computador/notebook ou celular, depende de qual vai conseguir te dar uma boa velocidade de processamento e qualidade de imagem e aúdio.

Se você optar pelo celular, evite ficar segurando ele na mão. Tenha um local para apoiá-lo. Assim, a imagem fica estável e seus braços ficam livres para expressão, e não cansados (o que é muito melhor!).


Espero que essas dicas tenham sido úteis para você.

Agora, que tal aproveitar essas dicas e marcar sua sessão?



  • Instagram

©2023 por Psicóloga Heloize

bottom of page